Por que a minha empresa quer me avaliar?

Provavelmente você participa ou já participou de uma avaliação de desempenho, mas você sabe por quê? Foi ou é útil no seu dia a dia? O que te acrescenta ou acrescentou na sua vida profissional? Pois é, vamos ver como um processo de avaliação de competências pode ser útil para você colaborador.

A razão mais óbvia de se fazer uma avaliação de competências é a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos, identificando gaps. Os pontos fortes são as habilidades bem desenvolvidas em cada colaborador e os gaps vão mostrar as habilidades em que o colaborador precisa se desenvolver.
Com os Gaps identificados, a empresa poderá desenvolver um planejamento para o treinamento e a evolução do colaborador visando a excelência em cada posição. Esse processo é chamado de PDI – Plano de Desenvolvimento Individual. Ou seja, cada colaborador deve possuir um PDI e serem treinados para melhorar suas deficiências, seus gaps.

E PORQUE A EMPRESA QUER ME DESENVOLVER?
Simples, porque a empresa sabe que os Talentos fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso.

E EU, COLABORADOR, SABENDO DISSO COMO POSSO ME BENEFICIAR?
Também é uma pergunta fácil de ser respondida agora: potencialize seus pontos fortes e desenvolva seus gaps (seus pontos fracos). A empresa vai sempre desejar maximizar seus pontos fortes e quase sempre desenvolver seus pontos fracos, porém, não espere só as ações da empresa. Seja proativo e busque outros modos de se desenvolver. As Empresas estão atrás dos Talentos.
Seja um dentro da sua empresa.